QUEM SOMOS

Cláudia Rocha Franco Lopes 
Escolheu o curso de direito com o objetivo de tornar-se Delegada mas o destino tinha outros planos... No final do oitavo semestre criou o blog "Entendeu direito ou quer que desenhe" com a finalidade de compartilhar com os colegas de classe seus esquemas de estudo. Em função do aumento inesperado de acessos e de solicitações viu-se obrigada a escolher entre estudar para o Exame da OAB e para o seu concurso/objetivo ou destinar todo o seu tempo e energia para solidificar e profissionalizar o blog. Agradece diariamente a Deus por ter feito a melhor escolha da sua vida. Formada em direito em 2012 pela Universidade UNIDERP/Anhanguera (Campo Grande/MS), professora de Introdução ao Direito e com o firme propósito de concluir a pós graduação em Direito Penal e Processo Penal. Idealizadora, fundadora, administradora, produtora e fã incondicional do "ENTENDEU DIREITO OU QUER QUE DESENHE?" 
"Cresci em um ambiente cheio de cores, formas, desenhos e com passe livre para deixar a criatividade rolar solta. Aos 11 anos comecei a dar aulas particulares para crianças e um monte de criança, quando junta, vira brincadeira! Ensinava através de desenhos, mímica, encenação, música. Sempre deu muito certo. Aprender brincando é de uma simplicidade e eficiência inimagináveis. Acredito que a minha afinidade com o visual tenha vindo dessa liberdade de criação. Obrigada mãe.
Na faculdade ficava observando os professores darem aulas chatíssimas para explicar assuntos não tão chatos assim, e pensava: por que complicar se pode ser mais leve? Comecei a rascunhar meus esquemas no caderno. Acontece que cor chama a atenção e meus colegas queriam ter aqueles “desenhos” também. A solução foi passar para o computador porque, dessa forma, poderia enviar por e-mail para todos. Um dia descobri que era muito fácil criar um blog e pensei em disponibilizar minha forma de estudo para quem se interessasse. Assim, em novembro de 2011 nasceu o “Entendeu direito ou quer que desenhe???”todos que conheciam adoravam, mas quase ninguém conhecia.
Em janeiro do ano seguinte (2012) o blog tinha recebido 45 visitas! Vendo isso, meu filho, GUILHERME ROCHA LOPES LIMA, às gargalhadas, resolveu dar uma divulgadinha pelo Twitter. O resultado realmente me impressionou. Em menos de 8 horas o blog tinha tido mais de 300 visualizações. Foi então que resolvi investir nele. Passei a divulgar e ficava cada dia mais perplexa e mais satisfeita.

Criei o blog para compartilhar com meus colegas da faculdade… um dia o blog bombou!! Começou a crescer em uma proporção assustadora e tive a necessidade de começar a explorar os recursos da internet. Tive ajuda técnica (sobre programas e ferramentas virtuais) do Lucas Rodrigues Ávila, proprietário do site “Assim passei”. Ele me mostrava o caminho e eu ia fuçando e aprendendo.Durante dois anos fiz tudo praticamente sozinha, desde os “desenhos” até a divulgação. Quando apertava demais, pedia socorro para o meu filho, que foi quem criou o slogan e a logo do "Entendeu direito ou quer que desenhe?" , que é quem "pensa" as campanhas de marketing, além de contribuir com opiniões (bastante) críticas  e valiosas em relação à disposição e as cores dos "desenhos".
Conversamos diariamente com vários seguidores do "Entendeu direito ou quer que desenhe?" através da funpage do facebook, instagran, whatsapp e algumas vezes por telefone (recebemos várias ligações). A maioria das pessoas agradece pelo trabalho que desenvolvemos. É muito emocionante.
"De tudo o que aconteceu nas nossas vidas depois do blog/site, esse retorno é o que mais temos a agradecer. Descobrir que somos úteis e que conseguimos ajudar várias pessoas é das melhores sensações que o ser humano pode ter. O público do "Entendeu direito ou quer que desenhe?" é de concurseiros, pessoas que estudam para o exame da OAB e estudantes do curso de direito. Não é novidade que quando as pessoas não gostam de estudar ou não estão acostumadas a fazê-lo, ao se depararem com um texto enorme, cheio de letras emaranhadas, em preto e branco, pensam unicamente em desistir. É chato, cansativo, desanimador. Quando essa mesma pessoa se depara com o mesmo conteúdo, mas demonstrado através de imagens, com cores, ou seja, com uma certa “animação”,  a receptividade é outra."
A eficiência depende do conhecimento que cada um tem sobre o assunto. Assim, quem já leu, estudou, precisa de menos itens em uma mapa. Um simples desenho basta para lembrar. Quem não procurou informações sobre o tema, precisa de bem mais informações.
Nos nossos esquemas, buscamos condensar o máximo de conteúdo possível, assim, qualquer um que entre em contato com o assunto abordado pela primeira vez na vida, vai conseguir entender do que se trata. Isso não aconteceria se nós fizéssemos apenas um desenho ou lançássemos palavras chave.
Procuramos fazer os "desenhos" com o máximo de informação possível. Pesquisamos em várias doutrinas, legislação, jurisprudências, consultamos sites, assistimos videoaulas e, depois disso, montamos nosso trabalho buscando um linguajar mais simples e mais resumido.
A forma como os esquemas estão dispostos já é a maneira que o cérebro, automaticamente, registra (de dentro para fora, de cima para baixo, no sentido horário).
Acreditamos que cada um tem que descobrir qual o canal sensorial mais aflorado para conseguir otimizar os estudos e obter melhores resultados, lembrando que muitas vezes nos identificamos com mais de um método de estudo. "

NOSSA HISTÓRIA 
"O blog “Entendeu direito ou quer que desenhe???” nasceu em setembro de 2011, com o intuito de compartilhar meu esquema de estudo com os colegas de faculdade. 
A divulgação começou a ser feita no final de janeiro do ano seguinte e a aceitação surpreendeu! 
A intenção é compartilhar os esquemas, organogramas, desenhos e mapas mentais para que outras pessoas que, como eu, tem memória visual, possam absorver conhecimento de maneira mais prazerosa." 

Cláudia Franco Lopes


O crescimento do “Entendeu direito ou quer que desenhe???”  supera as expectativas! Temos uma grande aceitação nas redes sociais e nosso espaço ganha mais adeptos todos os dias. Em pouco mais de dois anos, superamos a marca de 8.000.000 visualizações, e diariamente conseguimos ultrapassar 10.000 visitantes no site. Esse número cresce a cada semana. Isso comprova que conseguimos chamar a atenção de pessoas que estão buscando informações relacionadas ao nicho do nosso tema. Como o nosso crescimento tem sido constante, e, levando em consideração o nosso breve tempo de vida, esses números serão maiores a cada mês, o que comprova a qualidade e eficiência do nosso material. Nossa presença nas redes sociais confirma as estatísticas, contamos com mais de 220.000 fãs no facebook, 26.000 seguidores no Instagran (@entendeudireito) e 1000 seguidores no Twitter (@entendeudireito); participamos de mais de 80 Grupos de Estudos e, assim como o número de visitantes, esses números crescem  diariamente. 


NOSSA MISSÃO




Nossa missão primeira é compartilhar conhecimento.

O mais importante é ajudar o máximo de pessoas a entender melhor o direito.
Pretendemos, através do nosso trabalho, contribuir com a educação nesse nosso país, que é o melhor lugar do mundo!
Sabemos que não é possível fazer tudo mas acreditamos que se cada um fizer a sua parte, com dedicação, boa vontade e coração aberto, estará doando o melhor de si.
De nada adiantaria ter encontrado uma fórmula facilitadora se guardássemos a sete chaves.
Muitas pessoas falavam que compartilhar os "desenhos" nos deixaria em desvantagem quando estivéssemos concorrendo com outros candidatos em concursos públicos.
Não pensamos assim.
Acreditamos que ninguém é concorrente de ninguém. Nossa briga é contra nós mesmos... é preciso objetivo, foco, determinação, dedicação, renúncia e persistência para atingir o alvo desejado.
Quando conseguimos reunir todas essas características, o sucesso é certo!
"Uma caminhada de mil léguas começa sempre com o primeiro passo!"
Equipe Entendeu direito ou quer que desenhe?







  

5 comentários:

alguém que estava desocupado disse...

Uau! Adorei ler sua história e sobre o crescimento do seu site! Parabéns! Vocês são um exemplo de que educar é, antes de mais nada, compartilhar de bom grado conhecimento com quem quer aprender. E de forma divertida, o que é o diferencial de vocês e o ideal, na minha opinião! Vocês têm mais uma fã e divulgadora desse site incrível, feito com carinho e dedicação!

ωiℓℓiαm ●•٠·˙ disse...

Excelente. Muito bom ! Parabéns !!!!!

Windsor Fonseca disse...

Boa noite Claudia!
Meu nome é Windsor e hoje tive conhecimento do seu blog através de uma grande amiga e acredito que este seja realmente um excelente método para estudar algum assunto ou matéria.
Estou com a seguinte situação: em abril do próximo ano vou participar de uma prova que engloba matérias que eu nunca vi na vida e pior, o conteúdo é equivalente a 2 anos letivos. Estou em pânico!!!
Onde eu posso conseguir dicas, ferramentas etc. que possam me orientar de maneira a fazer uma boa preparação para estes exames?
Muito obrigado e parabéns pelo blog!!!
Windsor

Anônimo disse...

Sensacional!

Anônimo disse...

Parabens, sensacional! ingressei na faculdade de Direito em 2013 e ano que vem ja termino, desde o primeiro ano da faculdade tive muita dificuldade de entender todo aquele conteúdo exaustivo, nas primeiras provas entrei em desespero, entao procurei no google o tema das provas e cliquei em imagens, foi aonde eu descobri esse trabalho maravilhoso da Claudia. Sou grata a você por ter me ajudado com esse seu trabalho magnifico, e eu ter chegado até aqui. Sem dúvida seus desenhos ajudam muito a memorizar na hora de um estudo, ja me peguei várias vezes em momentos de prova fechando os olhos e tentando lembrar das suas gravuras rsrs' vim ate aqui dizer tudo isso pois voce merece saber o quanto faz a diferença na vida dos estudantes da carreira jurídica.Estou ansiosa aguardando o correio chegar para me trazer o seu 3° livro :D PARABENS! continue nessa caminhada que Deus irá abrir muitas portas para voce. Que Deus abençoe sua vida! Ass. Evelyn

Postar um comentário