domingo, 2 de novembro de 2014

VIOLÊNCIA






Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a  outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.

Assim, a violência diferencia-se de força palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.

Violência física
A violência física é caracterizada com o uso da força com o objetivo de ferir outra pessoas, que pode deixar ou não marcas expostas. Exemplos da violência física são: socos, tapas, agressões com diversos objetos, queimaduras ou semelhantes. A violência pode ser agravada quando o agressor está sob efeito de álcool ou outra substância prejudicial.

Violência psicológica
A violência psicológica também é conhecida como agressão emocional que pode ser tão prejudicial ou até mais do que a física. Semelhante ao bullying, quando a vítima sofre com a rejeição, discriminação, desrespeito, depreciação, humilhação ou punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas visíveis, mas que causa um grande transtorno emocional, que se não for tratado pode durar toda a vida.


Um comentário:

Andressa pp disse...

Claudia acompanho o seus mapas mentais a um bom tempo, sou uma admiradora, parabéns pela sua capacidade de criar e esclarecer o conteúdo. Especificamente o conceito de violência citado, você usou como base alguma referencia bibliográfica? De qualquer modo, gostaria de citar parte desse conteúdo em um trabalho, me ajude como citar a referencia por gentileza, e se houver uma fonte maior eu quero ter acesso. Obrigada pela atenção!

Postar um comentário